sábado, 17 de julho de 2010

Transmissão do Sarampo

A transmissão ocorre diretamente de pessoa a pessoa, através das secreções respiratórias ou orais, expelidas por tosse, espirros, fala ou respiração. Essa forma de transmissão é responsável pela facilidade de contágio da doença. Há também a possibilidade de contágio por dispersão de gotículas com partículas virais no ar, especialmente em ambientes fechados como, por exemplo, escolas e clínicas.O período de transmissão é iniciado quatro dias antes do aparecimento das manchas avermelhadas na pele, se estendendo até quatro dias depois.

domingo, 11 de julho de 2010

Tratamento para o Sarampo

Para tratar o sarampo, o médico utilizará essencialmente remédios sintomáticos. No entanto, para prevenir o sarampo, que tem tendência em provocar epidemias às vezes mortais, pesquisadores desenvolveram uma vacina.

- repouso

- antipiréticos (medicamentos que diminuem a febre, como o paracetamol)

- os anti-tosse

- os antibióticos (previnem as eventuais superinfecções e são comprados estritamente sob prescrição médica)

Ressaltamos que os medicamentos antipiréticos são essenciais em crianças pequenas, cuja febre for superior a 38.5 °C (risco de convulsões).

Observamos também que as feridas ou placas vermelhas do sarampo não coçam e portanto, não necessitam de cuidados específicos como é o caso da varicela (catapora), por exemplo.

Prevenção do sarampo

O sarampo pode ser prevenido através da vacinação. A vacina contra sarampo é combinada com as para rubéola e caxumba com o nome de MMR, sendo dada em duas doses, primeira aos 9 meses e a segunda aos 15 meses. As pessoas com sarampo devem limitar o contato com outros até que tenham se passado 4 dias desde que as manchas apareceram. Pessoas que tiveram contato com outros com sarampo e não se vacinaram devem procurar um médico imediatamente.

Como o sarampo se espalha

O vírus do sarampo pode ser encontrado em gotículas e secreções do nariz e garganta de uma pessoa infectada, e pode contaminar objetos que ela entrar em contato. O vírus do sarampo também pode se espalhar pelo ar por onde passou uma pessoa infectada até 2 horas antes.

Complicações do sarampo

O sarampo pode ocasionar infecção no ouvido, diarréia e encefalite (inflamação no cérebro que pode levar a convulsões, surdez ou retardamento mental). Em raras ocasiões o sarampo pode ser fatal. Em mulheres grávidas o sarampo pode ocasionar aborto espontâneo ou parto prematuro.

Sintomas do sarampo

Os sintomas do sarampo começam em torno de 10 dias depois da exposição e a doença dura de 1 a 2 semanas. O sarampo começa com nariz escorrendo, olhos vermelhos e lacrimejantes, tosse e febre alta. Nos primeiros dias pequenas manchas brancas aparecem na boca. Depois de 2 a 4 dias manchas vermelhas começam a aparecer na face e se espalham para baixo em direção aos braços e pernas. Essas manchas geralmente duram de 4 a 7 dias e aparecem em torno de 14 dias após a exposição. Pessoas com sarampo podem contagiar outros por pelo menos 4 dias depois que as manchas apareceram.